Browse categories

TEST IMC

Conheça o seu índice de Massa Corporal e encontre a sua forma ideal, para uma vida com mais saúde! 
 

 

Atividade Física

 


 
 

Para calcular o seu Índice de Massa Corporal é necessário  dividir o seu peso pelo quadrado da sua altura. 

A fórmula utilizada é a seguinte: 

Resultado de imagem para formula imc png

 

O que indica o seu resultado?

 

Os valores do IMC não servem só para aferir o estado do seu peso, mas também o estado da sua saúde.Tanto níveis abaixo, como níveis acima do peso ideal, podem oferecer riscos à sua saúde. 

Conforme o resultado deste cálculo e consoante a altura e o peso, a nossa calculadora de IMC consegue determinar um valor que indica se tem ou não um peso normal.
Para que possa compreender se o seu valor está no limite de outra categoria de peso.

 

O que é o IMC?

O Índice de Massa Corporal (IMC) é o peso de uma pessoa em quilogramas dividido pelo quadrado da altura em metros. Pode ser usado para rastrear categorias de peso que podem levar a problemas de saúde, mas não é um diagnóstico da gordura corporal ou da saúde de um indivíduo.

 

Para que é utilizado?

Os profissionais de saúde usam o IMC para determinar se uma pessoa tem peso saudável para a sua altura.

Uma pessoa pode ter um IMC alto, mas para determinar se esse excesso de peso representa um risco à saúde, um profissional de saúde precisaria concluir avaliações adicionais, como:

  • Medições de espessura de dobras cutâneas.
  • Avaliações da dieta.
  • Atividade física.
  • História de família

 

Peso Baixo

Ter um peso abaixo do normal é menos saudável, ou pior, do que ter excesso de peso! Uma mulher tem um peso baixo quando o seu valor de IMC é inferior a 19 e um homem quando este valor está abaixo de 20. Ter baixo peso pode trazer alguns malefícios à saúde como queda capilar, alterações no sistema nervoso (depressão ou irritabilidade), fragilidade do Sistema Imunitário, fraqueza e problemas intestinais. Se estiver abaixo dos valores normais deve consultar um médico para receber aconselhamento nutricional, pois é fundamental ter uma alimentação rica em nutrientes e calorias.

 

Peso Normal

Por peso normal entende-se por ser o peso ideal de acordo com a sua altura. É aconselhável um IMC entre 19 e 25. Se está entre estes valores tudo indica que o seu peso e altura estão em perfeita sintonia e no que diz respeito à alimentação, provavelmente, tem feito as escolhas ideais para o seu corpo. Está de parabéns! Por isso mantenha uma alimentação equilibrada e pratique exercício sempre que possível! 

 

Peso a mais
Excesso de peso é relativo a três categorias: pré-obesidade, a obesidade e a obesidade grave. Se tiver peso a mais, deve em qualquer caso consultar um médico e um nutricionista, uma vez que existe o risco de desenvolver doenças cardiovasculares. Com a ajuda do médico poderá analisar a composição do seu corpo em termos de percentagem de massa gorda, massa muscular e água. A partir daqui, serão definidos os objetivos que não se concentrarão necessariamente apenas numa diminuição do peso corporal. 

 

Obesidade e obesidade grave
Nos homens e nas mulheres falamos de obesidade quando o IMC está entre 30 e 40 e de obesidade grave quando IMC é superior a 40. Caso o seu resultado esteja entre estes valores, o melhor será consultar o seu médico para controlo da pressão arterial e os valores do sangue, pois as doenças cardiovasculares estão frequentemente associadas a um IMC elevado. Provavelmente o seu corpo está a receber demasiada energia, mais do que aquela que consegue gastar, esta transforma-se em gordura e com o passar do tempo acumulam-se alguns quilos em excesso. 
É extremamente necessário que reduza o seu peso corporal, pois a cada quilo perdido, diminui o risco de doenças cardiovasculares, cancro, diabetes, enfarte ou trombose.