
Como resposta a uma questão colocada no nosso blog, surgiu este post no qual são sugeridas algumas máscaras caseiras para o cabelo e para a pele, preparadas usando o gel da planta Aloe vera. Se tiver uma destas plantas no seu quintal pode experimentar!
Comente conosco os seus resultados. Gratos pela partilha.
Cara Helena Sousa!
A história da Aloe vera é antiga e está referida na literatura de diversas culturas como pode constatar.
- Antes de abordar, efetivamente, a sua questão refiro-lhe algumas contra indicações e efeitos colaterais da utilização oral do Aloe vera.
- Devido à presença de antraquinonas, não é aconselhada a ingestão via oral durante a gravidez, dado que o seu efeito estimulatório no intestino grosso pode provocar contrações uterina induzindo um aborto.
- Por outro lado, o mesmo componente - antraquinonas - se ingerio em excesso, desencadeia forte diarréia, cólicas, náusea e, consequentemente, perda de eletrólitos o que resulta em disfunção cardíaca e neuromuscular, principalmente se o paciente tomar glicosídeos cardíacos, diuréticos ou anti-arrítmicos. Podendo conduzir também a desidratação.
- Foram, ainda, registados casos de hepatite aguda. O primeiro relato foi feito na Alemanha, por Rabe et al. (2005) que reportaram o caso de uma mulher de 57 anos, que após ingerir barras com 500 mg de extrato de Aloe vera durante quatro semanas apresentou sintomas como icterícia, prurido e dor abdominal.
- Em relação ainda à sua toxicidade, foram observados alguns sintomas tais como, cólicas e náuseas após consumo de preparações orais, de forma indevida, contendo Aloe vera.
Como em tudo, é necessário usar os produtos de forma adequada, com o seu peso e medida e, em casos de doenças ou patologias mais graves, consultar um profissional de saúde da área correspondente.
- No que respeita à aplicação tópica acrescenta-se, a esta lista de efeitos colaterais, que houve relatos na literatura de dermatite de contato e sensação de queimadura provocadas pelo uso tópico de gel da Aloe vera. Essas reações provavelmente se devem a presença de resíduos de antraquinonas no gel utilizado (Horgan, 1988; WHO, 1999).
- No que concerne à recolha do gel é necessário ter em conta o seguinte:
- A Aloe vera demora de quatro a cinco anos para atingir a maturidade e as suas folhas podem ser divididas em duas partes:
- Da parte mais externa pode se extrair um suco, que quando concentrado e seco recebe a denominação de Aloé. Essa seiva flui, espontaneamente, das folhas cortadas e possui uma cor castanha escura, além de um sabor muito amargo e um cheiro muito intenso.
- Alterações sazonais e de cultivo podem afetar a composição do gel.
- O processamento das folhas também deve ser feito logo após a colheita, na medida em que o gel oxida rapidamente quando entra em contato com o ar.
- Para extrair o gel da planta Aloe vera:
- Para que o gel esteja no seu estado ideal para recolha, e com boas características, regue a planta diariamente cinco dias antes da recolha.
- Cortar três folhas ou quantas achar necessárias para extrair o gel.
- Remova os espinhos laterais (com uma faca).
- MUITO IMPORTANTE: Colocar as folhas em água durante 24 horas (no mínimo). Trocar a água de 4 a 4 horas para que cada haste liberte uma substância conhecida como aloína, que pode ser tóxica.
- Após 24 horas, retire os pés da água e extraia a polpa.
- Abrir a folha lateralmente com uma faca, ou descascar a folha apenas numa das faces.
- Extrair o gel raspando o interior da folha com uma colher. (*Nota: Pode congelar este gel, cortado aos cubos, por um período de 3 a 4 meses, para usar posteriormente.)

- Adicione umas gotas de sumo de limão e o óleo de gérmen de trigo, cuja função é potencializar as suas propriedades graças ao seu teor de vitamina E e outros antioxidantes.
- Em seguida, bata a mistura em uma velocidade médio-alta na batedeira, até obter um creme espomoso de tonalidade branca. Outra opção é utilisar um liquidificador.
- Por fim, guarde o preparado num frasco de vidro fechado hermeticamente e conserve-o no frigorífico para que dure mais tempo.
Após esta descrição pode também visualizar estes dois vídeos explicativos de técnicas de extração de gel do Aloe vera (video 1) (video 2).
- Finalidade da utilização do gel
- Seja qual for a finalidade da utilização do gel, espalhe a quantidade que considerar necessária pela região afetada. A aplicação deverá ser repetida três vezes por semana para notar a diferença em pouco tempo.
Posto isto, apresentam-se em seguida algumas misturas caseiras para aplicações do Aloe vera no que nos sugeriu na sua questão.
5. Amálgamas caseiras
Amálgama antienvelhecimento de Aloe vera e pepino para a face
A mistura do pepino com o Aloe vera dá origem a um creme antienvelhecimento poderoso e económico.

Ingredientes:
- ½ chávena de soro fisiológico;
- ½ chávena de pepino sem sementes.
- ½ chávena de gel de Aloe vera.
Preparação:
- Liquidificar/ misturar numa tigela de mistura;
- Pode adicionar vitamina E (1 cápsula). É opcional.
- Guardar no frigorífico, num frasco de vidro com tampa.
Modo de uso:
- À noite, antes de dormir, lavar bem o rosto com água e sabão neutro, ou o mais suave possível.
- Aplicar o gel nas áreas desejadas com uma escova ou espátula de madeira e dormir com o gel, a fim de garantir uma boa penetração e tempo de ação.
- De manhã, remover o gel do rosto, enxaguando-o abundantemente com água morna.
Máscara facial de Aloe vera e limão para o acne
Esta máscara de fácil execução tem o poder de iluminar a pele. Se se aplicar regularmente, pode ajudar a reduzir o aparecimento de cicatrizes de acne. A receita que a seguir se apresenta é para uma utilização. Para uma quantidade maior, aumenta-se proporcionalmente os ingredientes. O Aloe vera pode ser mantido no frigorífico durante, aproximadamente, uma semana.

Ingredientes:
- Um grande caule de Aloe vera.
- 1/4 colher de chá de suco de limão - se você tem pele sensível, reduza para 2-3 gotas (previne a acne e diminui a aparência de cicatrizes relacionadas com o acne).
- 1/2colher de chá de mel (fornece propriedades antibacterianas e probióticas naturais).
Preparação:
- Cortar uma folha grande da base da planta.
- Espremer a seiva numa tigela de mistura, extraindo o máximo possível.
- Numa tábua de corte, remover as bordas espinhosas.
- Fatiar o centro e remova todo o gel, adicionando-o.
- Misturar com uma espátula o preparado com o suco de limão e mel cru.
Modo de uso:
- Aplique no rosto e pescoço, massajando a pele.
- Deixar atuar durante 15 minutos e, seguidamente, enxaguar.
- Pode aplicar duas a três vezes por semana.

Aplicação de gel de Aloe vera para fechar os poros
Os poros são pequenas aberturas na pele que lhe permitem respirar e que podem crescer à medida que envelhecemos. Poros dilatados parecem realmente desagradáveis para a sua aparência. Pode experimentar usar Aloe vera para fechar poros dilatados.

Modo de uso:
Aplicar um pouco de gel de Aloe vera fresco no rosto e deixe agir durante a noite, depois lave o rosto com água morna pela manhã. Isso irá manter a pele hidratada e também fechar os poros, removendo o excesso de óleo e sujidade da pele. De manha utilize um creme hidratante como por exemplo, o ATL hidratante.
Máscara capilar hidratante de Aloe vera
Para hidratar o cabelo pode usar esta máscara muito fácil de aplicar.

Preparação:
Modo de uso:
- Aplicar em movimentos circulares por todo o cabelo.
- Deixar atuar durante 10 minutos.
- Lavar com um champô que contenha, preferencialmente, Aloe vera.
Máscara de Aloe vera para promover crescimento capilar

Modo de uso:
- Aplicar a polpa de Aloe vera diretamente no couro cabeludo.
- Deixar atuar durante uma hora.
- Lavar o cabelo com um champô à base de ervas para ajudar a conferir brilho e elasticidade.
Gel de barbear com polpa de Aloe vera
- ¾ de uma chávena de polpa de Aloe vera.
- ¼ de óleo de coco triturado
- 7 gotas de essência de lavanda
- 10 gotas de óleo de rosa mosqueta rosa.

Catarina Vilela (Enfermeira)
Deixar um comentário