10 Benefícios da Acupuntura que o vão Surpreender

Postado por Digito 30/11/2018 0 Comentários Fisioterapia,Saúde,

Beneficios Acupuntura Mipmed

 

Há muito utilizada no oriente, porém com destaque recente no ocidente, a acupuntura é um tratamento que pode trazer-lhe mais benefícios do que imagina. Este tratamento com agulhas, atua essencialmente a nível do alívio da dor aguda e crónica.

 

O que é a acupuntura?

 

A acupuntura é um tratamento de medicina tradicional chinesa que utiliza a inserção de agulhas extremamente finas em pontos específicos do corpo. O objetivo é equilibrar a energia dos pacientes através da estimulação desses pontos que são envolvidos por nervos e músculos. Ao incitar esses locais será desencadeado um processo natural de libertação de substâncias químicas corporais anti-inflamatórias. Este processo permite, assim, o tratamento ou alívio de vários sintomas e doenças.

 

 

Seguem abaixo os 10 benefícios mais surpreendentes da acupuntura

 

1 – Alívio da dor ósseo-muscular

 

A acupuntura tem-se revelado uma terapia sucedida no tratamento e alívio da dor. Tal é verificado principalmente a nível ósseo e muscular, provocando um efeito anti-inflamatório surtindo naturalmente efeito colateral na diminuição do stress, atenuando tensões musculares e contraturas.

 

Alguns problemas ósseo-musculares onde a acupuntura surte efeito:

  • Lombalgia;
  • Dor de pescoço, joelho, cabeça/enxaqueca, facial;
  • Osteoartrite;
  • Fibromialgia;
  • Artrite Reumatoide;
  • Entorses;
  • Cotovelo de tenista;
  • Dores de dentes;
  • Dor na coluna;
  • Torcicolo.

 

2 – Ajuda na perda de peso

 

Estudos comprovam que a acupuntura, combinada com um plano de nutrição adequado, ajuda no emagrecimento.

Alguns dos pontos onde são inseridas agulhas estão relacionados com o controlo do apetite. Alguns pontos na orelha quando estimulados através de auriculoterapia provocam a regulação do apetite.

O próprio tratamento em si trabalha o equilíbrio do organismo, ajudando a expulsar toxinas do corpo e melhorando o metabolismo aquando redução de stress.

O aumento de peso é provocado igualmente por problemas funcionais entre variados órgãos, entre eles o baço e fígado, rins (retenção de líquidos), tiroide e baço (açúcar no sangue) e ovários (alterações hormonais), sendo assim a regulação de cada um deles através da acupuntura facilitaria o processo de emagrecimento associado a um estilo de vida saudável.

 

3 – Diminuição do stress e da ansiedade

 

Como referido acima, a acupuntura reequilibra as energias corporais através da estimulação de pontos chave.

O alívio da dor, por si só, provoca a redução do stress e ansiedade, ainda assim esta terapia impulsiona a produção de hormonas, como a serotonina e endorfina, responsáveis pela sensação de bem-estar, relaxamento e felicidade. Esta atuação a nível emocional reduz a tensão corporal diminuindo, assim, os níveis de depressão.

 

4 – Ajuda para deixar de fumar

 

beneficios-acupuntura-mipmed-fumar

 

Na fase imediatamente após deixar de fumar, o ex-fumador vivencia sentimentos de ansiedade, insónias, stress, etc., não só trava uma luta contra um vicio e desintoxicação, mas também contra a sua rotina.

Neste caso, o tratamento por acupuntura é bastante benéfico, uma vez que, como referido anteriormente, estimula a produção de hormonas de bem-estar e consequentemente reduz os sintomas experienciados pela abstinência do tabaco.

A título de curiosidade, três em cada quatro pacientes que utilizam este método para deixar de fumar, conseguem libertar-se do vício da nicotina.

 

5 – Alívio da dor de cabeça/enxaqueca

 

A terapia com agulhas para além do seu efeito anti-inflamatório, possui também um efeito analgésico, atuando como relaxante muscular e aliviando a cefaleia e a enxaqueca.

Segundo os especialistas, as dores de cabeça são maioritariamente causadas por tensão muscular. Mesmo que se trate de um caso de dores crónicas, através da terapia regular é possível o alívio imediato da dor.

 

6 – Alívio dos sintomas de TPM

 

Alguns dos sintomas do período pré-menstrual, a fase do TPM, manifestam-se sob a forma de cólicas, má disposição, alterações de humor, dores de cabeça e irritabilidade.

Com o auxílio da acupuntura haverá uma normalização do sistema nervoso e endócrino, através da colocação das agulhas nos pontos estratégicos, ativando terminações nervosas e desencadeando uma resposta analgésica de relaxamento e consequentemente estabilidade emocional.

 

7 – Benefício para doentes oncológicos

 

Náuseas, vómitos, redução de apetite, falta de energia, estado emocional desgastado, dores gerais, insónias, são alguns efeitos secundários de quem faz quimioterapia e radioterapia. Podem, no entanto, ser combatidos através da medicina tradicional chinesa e melhorar a qualidade de vida dos pacientes, algo essencial para o sucesso do tratamento.

A acupuntura atua também como preventor da doença

 

8 – Ajuda no sistema digestivo

 

Problemas de estômago como: azia, gastrite, refluxo, úlceras e má digestão são sintomas que poderão ser aliviados através da acupuntura.

Os pontos onde as agulhas atuam são os chamados E36, VC12 e MC6 e são extremamente eficazes e sem quaisquer efeitos secundários. O resultado é o aumento da circulação, diminuição do inchaço e consequente diminuição de dor, regulação do sistema digestivo e maior bem-estar.

 

9 – Tratamento de lesões

 

beneficios-acupuntura-mipmed-stress

 

Como referido acima, a acupuntura aumenta a circulação e reduz a inflamação e o inchaço. Ora, o processo de cicatrização torna-se mais rápido com o controlo destes fatores.

São várias as equipas de desporto que apostam nesta terapia, uma vez que contribui para um melhor desempenho do desportista, com menos lesões e maior aproveitamento dos treinos.

Por outras palavras, a acupuntura acelera o processo de recuperação do atleta em relação a lesões.

 

10 – Redução de sintomas da menopausa

 

O problema mais desconfortável das mulheres que atravessam a fase da menopausa é as ondas de calor (sensação de calor desconfortável e partes ou pelo corpo todo).

Através da medicina tradicional chinesa, as pacientes podem obter resultados positivos a nível de redução da frequência das ondas de calor e redução da intensidade dos sintomas.

Outros efeitos atenuados são as machas vermelhas e a transpiração intensa, bem como os efeitos psicológicos oriundos à perda de estrogénio.

 

 

Compre equipamentos de acupuntura:

https://mipmed.com/index.php?_route_=physiotherapy/acupuncture

Deixar um comentário