Queda de cabelo? A Mesoterapia Capilar funciona?

Postado por Digito 04/12/2018 0 Comentários Fisioterapia,Saúde,

 

Uma das características genéticas que mais afetam a autoestima de quem a possui é a queda de cabelo, ou calvície.

Não existe, atualmente, uma cura para o problema, no entanto, existem tratamentos que podem atenuar e prevenir a sua progressão, sendo um deles a Mesoterapia.

As principais causas da queda de cabelo são:

  • Stress, ansiedade, depressão;
  • Medicamentos;
  • Fatores hereditários;
  • Problemas hormonais;
  • Má alimentação ou não saudável;
  • Alergias;
  • Poluição;
  • Défice de algumas vitaminas (ex. ferro e zinco).

Para obter um cabelo mais forte, deve focar-se em manter o corpo em equilíbrio saudável. Porque? Porque sempre que haja um défice a esse nível, o cabelo será o primeiro a ser afetado. O corpo tende a priorizar os processos por ordem de necessidade, sendo que compensa outras propriedades em relação a essas. Os nutrientes do cabelo serão retirados para outras partes do corpo.

 

Como funciona a Mesoterapia Capilar?

 

A Mesoterapia capilar é um tratamento moderno para quem sofre de queda de cabelo em excesso e calvície ou alopecia.

O método de aplicação consiste na infiltração no couro cabeludo de agulhas compostas por elementos como vitaminas, aminoácidos e dois componentes que muitos pacientes tomam por via oral: a finasterida e minoxidil. Estes últimos podem levar a alguns efeitos secundários bastante indesejáveis aquando tratamento por comprimidos, sendo que a mesoterapia representa uma boa alternativa.

A Mesoterapia Capilar melhora a circulação sanguínea e fortalecendo através da emissão de nutrientes que ativam o metabolismo folicular e a velocidade de divisão celular. Estimula, ainda, o crescimento dos fios de cabelo, inibe a enzima 5-alfa-redutase de atuar e aumenta a duração da fase da anagénese (crescimento do cabelo), resultando numa redução da queda.

Cada sessão dura de entre 10 a 15 minutos.

 

Quando é recomendada a Mesoterapia Capilar?

 

A Mesoterapia Capilar é recomendada se notar uma queda acentuada fora do normal (o normal é 50 a 150 fios por dia, variando sazonalmente) para prevenir que piore. Se eventualmente tiver alguma causa de queda fora do vulgar como uma dermatite, ou resultado de uma medicação mais agressiva para o organismo, alterações hormonais e stress, o tratamento também é eficaz. Se a raiz do cabelo já se encontrar morta, a mesoterapia não surte efeito.

Salienta-se que a Mesoterapia Capilar só é indicada nos casos em que a alopecia(calvície) não se encontre muito avançada, ou seja, quando ainda não existe muitos folículos pilosos mortos.

Esta terapia ajuda ainda a recuperar danos causados por desleixo na alimentação e na saúde.

 

Quais são as vantagens da Mesoterapia Capilar?

 

 

O processo da Mesoterapia Capilar revela-se vantajoso em relação ao tratamento da queda através de medicamentos por via oral. Neste caso o problema será tratado na origem e apenas atua no local onde é necessário. Os resultados obtêm-se assim de forma mais rápida uma vez que a aplicação é direta e existe uma maior concentração do fármaco no ponto onde é necessário atuar.

O tratamento deverá surtir efeito logo após uma semana, no entanto os resultados fortemente visíveis ocorrerão a partir dos 3 meses aproximadamente.

Ultimamente tem vindo a ser experimentado a aplicação de plasma com plaquetas do próprio paciente, resultando numa resposta positiva e rápida.

O tratamento não muito dispendioso! Deverá sempre ser acompanhado por um especialista e acordar qual o melhor procedimento para si e com que frequência.

 

Quais são as desvantagens da Mesoterapia Capilar?

 

Alguns efeitos menos positivos prováveis do tratamento são infeções, inflamações, necrose. Não é, também, indicado para mulheres na fase da gravidez e a amamentar, a pacientes que possuam possíveis alergias aos componentes que atuam e doentes cardíacos ou com doenças endócrinas.

Alguns especialistas afirmam que a terapia não funciona e que provoca dependência. Declaram ainda que se o tratamento não for recorrente, pode perder qualquer progresso ocorrido.

 

Veja também alimentos que promovem o crescimento de cabelo:

https://www.tuasaude.com/alimentos-contra-queda-de-cabelo/

Equipamentos de mesoterapia:

https://mipmed.com/index.php?_route_=physiotherapy/mesotherapy

Deixar um comentário