A utilização das ligaduras coesivas nas lesões

Postado por Digito 07/01/2019 0 Comentários

O que são as ligaduras coesivas?

 

As ligaduras ou bandas coesivas têm a característica de se unirem perfeitamente apesar de não aderirem à pele, cabelo ou outros materiais. Este tipo de material é a solução ideal para enrolamento em torno de qualquer membro sem levar à dor de depilação de pelo ou cabelo aquando da sua remoção da pele.

Dada a sua baixa aderência à pele, a banda coesiva é ideal para diversas aplicações a nível da medicina veterinária, desporto, enfermagem ou fisioterapia. O seu uso varia desde o uso nas patas dos cães e pernas nos cavalos, até braços e pernas de atletas.

A ligadura coesiva possui uma propriedade que permite o alongamento máximo. Esta característica permite uma grande capacidade de adaptação e escolha do nível de compactação de acordo com cada situação.

 

comprar-ligaduras-coesivas-mipmed

 

Aplicações das ligaduras coesivas

 

A bandagem coesiva pode ser aplicada para oferecer uma variedade de níveis de suporte para articulações feridas. Por exemplo, se as ligaduras fossem utilizadas para envolver uma entorse do tornozelo, proporcionariam um menor alongamento da zona, no entanto, deveria ser evitada a constrição excessiva que causaria o inchaço da articulação. Tal é controlável pela aplicação de várias camadas.

Com a flexibilidade e a capacidade de se fixar, as ligaduras coesivas transformaram-se numa das prediletas da indústria do desporto. São extremamente populares no mundo do futebol sendo uma boa alternativa à tape desportiva. Pode segurar meias, caneleiras e oferecer proteção adicional às mãos, dedos e pulsos do guarda-redes. Também pode envolver bolsas de gelo ou calor, evitar agravamento de lesões e proteger curativos.

 

Vantagens das ligaduras coesivas

 

  • Autoadesivas, sem aderência à pele ou ao cabelo;
  • Não escorregam em zonas difíceis como cotovelos e joelhos;
  • Porosas e transpiráveis;
  • Fácil aplicação;
  • Resistentes à água e ao suor;
  • Mantêm o tamanho original sem encolher;
  • Reutilizáveis;
  • Alta resistência à tensão;
  • Sem necessidade de tesoura.

 

A ligadura elástica coesiva é recomendada para tratamentos nas articulações, dedos ou extremidades e traumatismos leves produzidos por embate ou impacto ou devido à prática desportiva.

Deixar um comentário