29 utilizações do versátil óleo de amêndoas doces

Postado por Digito 08/03/2019 0 Comentários

Desde a antiguidade que o óleo de amêndoas doces é utilizado com enormes benefícios naturais. Na atualidade, é um dos princípios ativos em cosmética, usado em vários tipos de produtos e que reportam maiores vantagens. O óleo de amêndoas doces é constituídos por uma grande variedade de nutrientes benéficos para a saúde e para a beleza. É rico em ácidos gordos, vitaminas A, B (B2,B6) e uma elevada concentração de vitamina E, imprescindível para a pele, contém proteínas, ácido fólico, arginina e sais minerais, entre os quais, zinco, magnésio, fósforo, ferro, cálcio e potássio.

As suas aplicações são muito vastas. Pele, rosto, corpo, joelhos, cotovelos, pés, unhas, cabelo, pestanas, barba, bebés, estrias, caspa, calçado, móveis, pérolas negras, couro, instrumentos musicais. Confira as várias utilizações e vantagens neste artigo, do óleo de amêndoas doces.

Saúde da pele:

1. PÓS DEPILATÓRIO

O óleo de amêndoas doce é perfeito para acalmar a pele após a depilação, por ser um produto natural. Hidrata, contém propriedades anti-inflamatórias e elevados teores de vitaminas e proteínas, que cuidarão de sua pele recém depilada. As suas pernas, axilas ou virilhas agradecem!

 

2. MINIMIZA A IRRITAÇÃO DE PELE

Por conter vários tipos de vitaminas e proteínas, o óleo de amêndoas doces aplicado sobre a pele reduz a manifestação, ou até mesmo, a presença de irritações dérmicas, comichão, inchaços, vermelhidão e erupções cutâneas. Porém, não mergulhe dentro do frasco antes de fazer um teste de sensibilidade. 

3. ANTI-IDADE

O óleo de amêndoas doce, quando aplicado constantemente sobre a face, combate as marcas de envelhecimento. Ajusta a pele, fecha os poros abertos e desacelera o aparecimento de rugas. E o melhor de tudo é muito barato!

4. DESMAQUILHANTE

  • Colocar algumas gotas num disco de algodão ou numa compressa. 
  • Retirar a maquilhagem como habitual.     
    ​Nota: Não irrita os olhos.

5. PÉS GRETADOS

Os pés são uma parte do seu corpo que não deve ser descorada. A sua pele deve igualmente ser hidratada.

  • Aplicar após o banho, o óleo de amêndoas doces.
  • Permita que ele seja totalmente absorvido pela pele.
  • Para potenciar o efeito de hidratação podal, enfie cada pé numa saca plástica (daquelas da fruta transparentes) e calce umas meias por cima. Durma assim!

6. ESFOLIANTE CORPORAL

Óleo de amêndoas doces + sal marinho = esfoliante corporal!

  • Aplicar o óleo no corpo para humedecer a pele.
  • Em seguida efetuar uma massagem com sal marinho, nas zonas mais secas como os joelhos ou cotovelos.
  • Lavar com água quente e, de seguida, com água fria para tonificar.

7. MASSAGENS

Numa massagem corporal é eleito muitas vezes pela sua diversidade: acalma, relaxa, deixa a pele suave e nova pelo seu efeito suave e hidratante, e além disso não se absorve rapidamente. Tem ainda capacidade anti-inflamatória.

8. LUBRIFICANTE

A sua consistência oleosa permite o uso do óleo de amêndoas doces como lubrificante. Aumenta a sensibilidade e é 100% orgânico! 

 

Saúde dos cabelos, barba e unhas:

9. HIDRATAR O CABELO

Para ter os cabelos brilhantes e nutridos:

  • Aplicar o óleo de amêndoas doces em toda a extensão do cabelo, desde as pontas até a raiz, mecha por mecha, incluindo o couro cabeludo. Os cabelos devem estar secos.
  • Deixar atuar aproximadamente 30 minutos.
  • Lavar bem com o champô e condicionador habituais. Nota: pode fazer esta aplicação no cabelo “sujo” para não sujeitar o cabelo a lavagens excessivas.
    Nota: Estas máscaras de óleo de amêndoas doces são fantásticas devido à vitamina E. O óleo nutre, suaviza e dá brilho aos cabelos. Define e hidrata os caracóis para quem tem o cabelo ondulado.

10. CASPA E QUEDA DO CABELO

  • Aplicar o óleo de amêndoas doces na raiz dos cabelos.
  • Massajar bem.
  • Deixar atuar 5 minutos ou deixar atuar durante a noite.
  • Pentear com um pente fino.
  • A caspa vai começar a desaparecer aos poucos.
  • Pode finalizar com um champô anticaspa para potenciar o tratamento.
  • Fazer umas leves massagens para o óleo penetrar nos fios.
    Nota: Este procedimento ajuda a evitar que os cabelos se quebrem durante a noite. 

 

Modo de ação: O óleo de amêndoas doces remove as células mortas do couro cabeludo e ao penetrar nos poros, fornece seus nutrientes. Consiste num excelente tratamento natural contra a caspa!

11. RECUPERAÇÃO DO CABELO DANIFICADO

  • A recuperação dos fios danificados e diminuição do volume pode ser auxiliada se passar o óleo puro diretamente nos cabelos.
  • No verão, quando o cabelo normalmente se estraga com muito mais facilidade, pode fazer máscaras impregnando o cabelo com óleo de amêndoas doces.
  • O óleo recupera a fibra capilar, dá suavidade que necessita, e protege o cabelo das agressões externas.
  • Os condicionadores ou amaciadores do cabelona sua composição incluem o óleo de amêndoas doces como princípio ativo porque regenera o cabelo.

    Nota: Para evitar ficar com uma aparência pesada e gordurosa, aconselhamos usar o óleo de amêndoas doces, por exemplo ao fim de semana ou no seu dia de folga, deixar atuar e depois lavar normalmente.

12. PONTAS SECAS

Para lutar contra as pontas abertas, recomenda-se aplicar nas pontas do cabelo, umas gotas de óleo de amêndoas doces, depois da lavagem com o champô ou antes de dormir. Desta forma protege a estrutura do cabelo e evita que as pontas se abram e se rompam, o que dá um aspeto estragado e feio ao cabelo.

13. CUIDADOS COM A BARBA

  • O óleo de amêndoas doce hidrata também os pelos da barba (esses tufos másculos que você carrega no rosto!!!).
  • Se não usar barba, a aplicação do óleo de amêndoas doces deixa o rosto do homem liso, macio e sem aquela sensação de ardor pós barba.

14. ALONGAR AS PESTANAS

  • O óleo de amêndoas doces pode substituir o curvador de pestanas (curvex). Como?
  • Basta utilizar o seu pincel de rímel para passar o óleo de amêndoas doce antes de dormir.
  • Este procedimento hidratar e ajuda o crescimento saudável dos cílios.

15. UNHAS FORTES

As vitaminas E, B1, B2 B6O presentes no óleo de amêndoas doce tornam as unhas mais fortes, ajudam no seu crescimento das unhas, evitando que quebrem facilmente. Ao hidratar as unhas também hidrata as mãos, ficando estas bonitas e macias. 


Saúde na gravidez:

16. ESTRIAS
Emoliente, nutritivo, elasticizante, hidratante … quem usou este óleo durante a gravidez conhece bem os seus efeitos benéficos na prevenção de estrias, deixando a pele macia e cuidada. Deve ser usado diariamente durante a gravidez ou numa dieta de emagrecimento.

Modo de aplicação:

  • Fazer movimentos circulares nas áreas propensas (barriga, coxas, pernas, seios) até que o óleo seja totalmente absorvido pela pele.
  • A gestante poderá diluir o óleo de amêndoas doces no creme para estrias e aplicar na pele do corpo após o banho, principalmente nos locais onde é frequente aparecerem estrias. Potencia o efeito! 

17. SEIOS

Durante a amamentação a pele do peito e dos mamilos podem precisar de uma maior hidratação. Neste caso, o óleo de amêndoas é o único capaz de hidratar a área sem contra-indicações para o bebê que vai mamar. 

Benefícios para o bebé e crianças:

18. PELE SENSÍVEL DOS BEBÉS

A pele do bebé é muito sensível.Estudos evidenciam que o óleo de amêndoas doces é completamente seguro para a pele delicada do bebé. Deve ser adicionado ao creme que habitualmente o bebé usa. Não substitui o creme. As propriedades emolientes do óleo de amêndoas doces amaciam e acalmam com suavidade a pele do bebé. Não causa alergias, já que não tem perfumes e é um óleo natural.

19. HIDRATAÇÃO DA PELE DOS BEBÉS

Pode ser usado depois do banho. O óleo de amêndoas doces ajuda a reter a humidade nas células da pele e fornece uma hidratação adicional à pele. É especialmente importante para os bebés, uma vez que nos primeiros meses, após o nascimento ou após o banho, apresentam maior tendência para uma pele seca. Deve intercalar o uso do óleo com o creme habitual do bebé ou juntar o creme com o óleo.

20. CROSTA LÁCTEA, DERMATITE SEBORREICA E OUTRAS IRRITAÇÕES DA PELE

As propriedades do óleo de amêndoas doces, também ajudam no tratamento da crosta láctea e da dermatite seborreica infantil: espalhe o óleo de amêndoas doces no couro cabeludo do seu bebé, deixe atuar durante 30 minutos, limpe-o e depois escove suavemente. O óleo de amêndoas doces, tem a particularidade, ao contrário de outros cremes cosméticos, de não obstruir os poros do bebé, não causando problemas de pele. Pode ser usado em várias situações: inflamações, eczemas e até erupções bacterianas. É um excelente aliado para diminuir o prurido (comichão) desencadeado por eczemas dos bebés – aplicando o óleo na área afetada várias vezes ao dia. O bebé sentirá a diferença!

21. MASSAGEM AOS BEBÉS

Faça uma massagem após o banho ao seu bebé com óleo de amêndoas doces. De acordo com uma recomendação do estudo “Terapia de massagem e Crianças”, da Vanderbilt University, ajuda a aliviar a propensão de pele seca no bebé, uma vez que acalma e hidrata.

 

 

Vantagens da massagem:

  • Calmante.
  • Ajuda o bebé a adormecer.
  • Estimula a circulação sanguínea e a respiração.
  • Permite evitar problemas de digestão.
  • ​Alivia a dor.

Técnica de massagem em bebés após o banho:

  • Para usar o óleo de amêndoas doces no bebé poderá diluir um pouco do óleo no creme hidratante do bebé e aplicar um pouco da mistura na pele após o banho, fazendo uma massagem.
  • Aquecer as mãos.
  • Colocar uma pequena quantidade de óleo de amêndoas doces e massajar suavemente o seu bebé.
  • Começar por massajar os braços, depois as penas, o peito, a barriga e as costas do bebé.
    Nota: massajar o couro cabeludo, apenas com as pontas dos seus dedos. Efetue movimentos circulares. Adicione mais óleo se o seu bebé tiver crosta láctea, se não, use apenas algumas gotas.

22. CRIANÇAS

Pode ser usado para atenuar irritações causadas pelo sarampo, catapora e eczema, este óleo emoliente dará alívio imediato. O mesmo para os casos de alergias e dermatites. Em crianças sem problemas de pele ajuda a manter a pele saudável. Pode adicionar ao creme da criança que costuma aplicar depois do banho. 

CUIDADOS E PRECAUÇÕES

Há inúmeras vantagens em usar o óleo de amêndoas doces, todavia há certos cuidados que deverá ter em conta para não prejudicar de nenhuma maneira o seu bebé. Teste possíveis reações alérgicas. Infelizmente existem crianças com alergia à amêndoa. Nesses casos é sempre melhor consultar o seu médico.

É muito simples fazer um teste de sensibilidade:

  • Colocar uma gota no braço do bebé.
  • Estar atenta se o bebé não teve qualquer reação alérgica durante o período de um dia. Nunca deverá aplicar o óleo diretamente no umbigo, olhos e narinas, pois existe possibilidade de infeção se o óleo penetrar nessas partes.

    Outras utilidades:

23. POLIR PÉROLAS NEGRAS (tahitian pearls)

Para dar brilho às lindíssimas pérolas negras marinhas, aplicar um pouco de óleo de amêndoas doce num pano macio e polir.

24. HIDRATAR E REPARAR COURO

Para evitar o aparecimento das ranhuras das peças de couro, hidrate os sapatos, as carteiras, as mochilas ou as jaquetas, com óleo de amêndoas doces.

  • Aplicar o óleo sobre um pano macio e esfregar no couro.
  • Retirar o excesso e deixe o couro secar sozinho.
  • Este processo serve para retirar as ranhuras, inferiores a 5 mm, já existentes. O óleo penetra nas fibras com maior facilidade.

25. LIMPAR AS ORELHAS DOS CÃES E GATOS

  • Aquecer um pouco de óleo de amêndoas doce num copo de vidro.
  • Levantar a orelha do seu cão ou gato, de forma que seja possível ver o canal auditivo.
  • Aplique ½ da colher de chá de óleo, deixe escorrer (tome cuidado para que o óleo não entre no canal auditivo).
  • Massajar com cuidado a região.
  • Utilizar um pano macio ou algodão para tirar o excesso.  

 

Nota: Em caso de inflamação, não realize o procedimento e aconselhe-se com um veterinário.

26. REGULA INSTRUMENTOS

A madeira, pela sua própria natureza, sofre deformações conforme as variações climatéricas. O ranger e estalar de objetos são exemplos da secura da madeira. No ambiente musical, essa característica também está presente. Deste modo, para amenizar essas oscilações, o óleo de amêndoas amargo ou doces é utilizado como regulador de madeira em alguns instrumentos musicais de sopro, como o oboé, o clarinete ou o violão.

27. PRESERVAR A TÁBUA DE COZINHA (MADEIRA)

  • Lavar a tábua com sabão, utilizando água quente.
  • Deixar secar na posição vertical.

28. POLIR MÓVEIS DE MADEIRA

  • Humedecer, levemente, um pano macio com água.
  • Aplicar sobre a superfície ou interior do móvel.
  • Deixe secar.
  • Impregnar um pano seco com óleo de amêndoas doces ou amargo e aplicar em toda a extensão da madeira.
  • Deixar secar.
  • Polir com um pano de flanela.
  • A eficácia do óleo é tão boa como a de um óleo de polir móveis.
  • Colocar uma quantidade considerável de óleo de amêndoas amargas ou doces e espalhar sobre o utensílio. Continuar a realizar o processo, até que a madeira não absorva mais óleo.
  • Retirar o excesso e deixar secar.

29. AROMOTERAPIA

Fica ainda uma última dica para quem é fã de aromaterapia: o óleo de amêndoas doces pode ser utilizado como base para diluição dos óleos essenciais que, sozinhos, são muito concentrados. Além disso, ficará com um cheiro único e original espalhado pela sua casa.Oferece propriedades calmantes e um aroma suave que muitas pessoas gostam. 

No seguinte vídeo poderá constatar algumas utilizações deste produto:

https://www.youtube.com/watch?v=YNCJRd_rznk

Deixar um comentário