8 APLICAÇÕES DIFERENTES DO KINÉSIO

27/02/2018 1 Comentários Fisioterapia,

 

      As fitas de kinésio foram inventadas pelo Dr. Kenzo Kase. Após a sua graduação em Quiropraxia, pela universidade de Chicago, começou a tratar vários doentes e cedo percebeu que as tapes, que existiam na altura, eram demasiado rígidas para tratar as articulações e problemas musculares. Eram adequadas para imobilizações, mas não tinham a flexibilidade necessária para promover alinhamento biomecânico de tecidos e articulações. Surgiu, aqui, uma nova necessidade, razão pela qual inventou as Kinésio tapes.

      A aplicação de kinésio tapes deve ser feita por fisioterapeutas ou osteopatas, devidamente credenciados no uso das técnicas de kinesiologia, para que o efeito seja o pretendido e para não agravar lesões ou problemas musculares decorrentes da aplicação indevida desta técnica. Um dos cuidados que potencializam a eficácia da aplicação das kinésio, consiste em esfregá-las para aquecer a cola, de modo a aderir melhor à pele.

      As kinesio tapes, também conhecidas como bandas neuromusculares, são um dos tipos de tapes mais usadas para ajudar os atletas a competir na sua máxima performance.

 

 

 

 

      No mercado existe uma grande variedade de tapes para o desporto. As três principais funções das tapes são: a Desportiva, a Biomecânica e a Neuromuscular que a seguir se enunciam:

  1. Desportiva (Tape  Desportiva) - Indicada para lesões agudas e prevenção de lesões, sem benefícios de reabilitação. Indicada, também, para proteger articulações e fazer ligaduras funcionais.
  2. Biomecânica (Dinamic Tape Eco) - Usada para promover alinhamento biomecânico de tecidos e articulações, para reeducação neuromuscular durante o tratamento fisioterapêutico ou nas atividades do dia a dia.
  3. Neuromuscular (Kinésio Tape) - Técnica específica de aplicação, sobre e nas adjacências dos músculos, para prover suporte articular, normalizar contrações musculares e auxiliar na circulação.  Todavia, não substitui os tratamentos musculoesqueléticos tradicionais.


      As Kinésio tapes são amplamente utilizadas por atletas de alto nível, nas mais variadas modalidades desportivas, nomeadamente no futebol, no futsal, no tênis, no judo, no jiu jitsu, no rugby, no andebol, no voleibol, no basquetebol, entre outras. A difundida preferência por este produto terapêutico está relacionada com a forma efetiva como atua sobre os músculos e as articulações sem os restringir, permitindo uma total liberdade de movimento.

      As bandas neuromusculares tem como funções fundamentais:

  • Corrigir a função do músculo
    As Kinésio são eficientes para o recondicionamento da tensão anormal do músculo, estimulando os músculos enfraquecidos ou inibindo a atividade de músculos excessivamente tensos.
  • Redução do inchaço e edema
    As Kinésio auxiliam na absorção de edemas ou hematomas, nas mais variadas estruturas corporais, devido à sua flexibilidade e facilidade de aplicação.
  • Alívio da Dor
      A aplicação das bandas neuromusculares sobre a área afetada contribui para a supressão neurológica da dor.
  • Aumento da estabilidade das articulações
    Com a aplicação correta das Kinesio tapes podem ser minimizados quadros de instabilidade articular,  advindas de lesões nas articulações. O emprego das Kinésio estimula a ação dos proprioceptores - receptores articulares responsáveis pela noção de posicionamento articular - auxiliando-se a função das articulações e músculos.

      As 8 diferentes aplicações de kinesio tape são:

  • Aplicar Kinésio no Ombro

A movimentação excessiva do ombro ou doenças inflamatórias e degenerativas dos seu tecidos estão na base de muitas lesões.

A articulação do ombro é a maior e mais complexa do corpo humano, apresenta uma amplitude de movimento de 180º na flexão e abdução. Esta capacidade gera uma elevada instabilidade propensa a subluxação e luxação.

A técnica mais comum na aplicação das kinesio no ombro consiste no corte em “Y”, abrangendo simultaneamente o Deltóide Anterior e Posterior.  A âncora inicial tem 2,5 a 3cm e  é feita sobre a projeção da inserção do músculo deltóide. A cauda anterior deve ser aplicada na porção anterior do músculo bem como a cauda posterior na porção posterior e as âncoras ficam muito próximas ou quase sobrepostas. Nas âncoras a tensão deve ser de 0%.


 

  • Aplicação de Kinésio no Joelho

A articulação do joelho é a mais complexa anatomicamente e sob o ponto de vista funcional, na medida em que deve ser estável e simultaneamente permitir uma elevada mobilidade.

O joelho está concebido para se proteger a si mesmo. Está envolvido por uma cápsula articular, suficientemente flexível para lhe permitir mover-se e ao mesmo tempo com a força suficiente para manter a articulação unida. O tecido sinovial que reveste a cápsula e produz o líquido sinovial que lubrifica a articulação. A cartilagem, resistente ao uso, cobre as extremidades da tíbia e ajuda a reduzir a fricção durante o movimento. Os meniscos atuam como amortecedores e ajudam a distribuir o peso do corpo na articulação. Os ligamentos laterais e posteriores aumentam a estabilidade. Por fim, a rótula protege a parte frontal da articulação.

O joelho é muito vulnerável a vários tipos de traumatismo: direto (pancadas) ou indireto (entorse), pelo excesso de uso ou uso inadequado. Muitas das lesões do joelho podem ser tratadas sem cirurgia.

 Cortar a kinésio em “Y” e ancorar sem tensão no fêmur médio. Colocar o joelho em flexão, aplicar com 15-35% de tensão e finalizar sem tensão no pólo medial da rótula. Em seguida, cortar a kinesio em “I”, posicionar o joelho em flexão (20-30º), aplicar 20-25% de tensão sobre a linha articular da rótula.

  • Kinésio tape no pescoço

Finalidade: relaxamento. Aplicar duas tiras a ‘I’. Comprimento: 20-25 cm. Largura: 2, 5cm.  O paciente deve flexionar 45º a cabeça para a frente,  aplicar  as tiras de kinesio, com 0% de tensão, bilateralmente à coluna vertebral.

  • Kinesio Taping para lombalgia, hérnia discal, síndrome do piriforme e contratura do quadrado lombar.

Finalidade: relaxamento.Técnica usada para todas as condições dolorosas da secção lombar da coluna vertebral.Aplicar 4 tiras a ‘I’. Comprimento: 25 cm. Aplicar  as tiras de kinesio, com 0% de tensão, bilateralmente à coluna vertebral, o paciente flexiona a cabeça 45°para a frente.

  • Kinesio Taping para epicondilite e bursite no cotovelo

Finalidade: drenagem.Técnica usada para todas as condições dolorosas do cotovelo. Aplicar uma Kinesio em forma de leque, com o comprimento de  20-25cm, com o cotovelo em flexão, com 0% de tensão, formando um leque em todo o cotovelo. Para evitar o enrugamento da fita tenha o cuidado de a não colocar muito ao lado.


  • Kinesio Taping para contratura do bíceps femoral

Finalidade: relaxamento. Aplicar uma tira a ‘Y ‘, tendo por medida o comprimento desde a tuberosidade isquiática até a cabeça da fíbula.  O paciente deve efetuar uma flexão para frente do tronco com as pernas estendidas, em seguida aplicar a kinesio com 0% de tensão. Com as caudas do ‘Y ‘ rodeie o ventre muscular do bíceps femoral. Durante a aplicação peça ajuda ao paciente para manter esticada a base da ‘Y ‘ até esticar a pele.


  • Kinesio Taping para a entorse do tornozelo, inchaço do pé e do tornozelo

Finalidade: relaxamento. Aplicação de duas tiras, com o comprimento de 25 cm. As tiras devem formar um leque duplo sobre o tornozelo. Pressionar o tornozelo em extensão  e aplicar com 0% de tensão.



  • Aplicação de Kinesio tape  para tendinite de Aquiles e  contração dos gémeos

Finalidade: relaxamento. Aplicar uma tira em ‘Y ‘, com o comprimento desde a base do calcanhar até a cavidade poplítea. Aplique a fita com 0% de tensão, começando apenas sob o calcanhar e com alongamento dos gémeos. Envolver a parte externa do ventre muscular dos gémeos.



Tags: kinesio tape

1 Comentários

Teresa Almeida:
28/02/2018, 09:12:15 PM
Responder

As vossas Kinésio tapes são as minhas preferidas pois além de serem de qualidade muito boa são vendidas a um preço espetacular. Obrigado também por realçarem no Blog, que estas aplicações devem ser feitas por profissionais de saudade devidamente treinados para isso, pois vejo muita gente a aplicar sem qualquer preparação para tal o que pode correr mal.

Deixar um comentário